• Facebook - Círculo Branco

A Fórmula do Sucesso começa com o Segredo da Felicidade!

 

Ou seja, o primeiro fator da Fórmula é você descobrir exatamente:

  • o Que Você Quer,

  • o que você mais ama fazer,

  • que objetivos deseja atingir em qualquer área de sua vida ( emocional, financeira, física, mental, etc...),

  • e como fazer seus objetivos e sonhos se realizarem por meio de ações consistentes. 

 

Mas o segundo fator da Fórmula do Sucesso é o que garantirá o resultado cheio de êxito em qualquer escolha sua. Já adivinhou o que é?

 

O Segredo do Sucesso é a Constância de Propósito.

É a Perseverança Diária no Objetivo Escolhido. 

 

 

As pessoas bem-sucedidas garantem que o ingrediente principal do seu sucesso é a perseverança. Elas acreditam que são bem-sucedidas porque têm a capacidade de perseverar diante de qualquer dificuldade ou desafio.

A maioria das pessoas, até alcançar o sucesso, aprende por meio de tentativa e erro. E por essa razão a capacidade de perseverar é peça fundamental na construção da mentalidade de sucesso.

Porque ninguém, por mais talentoso que seja, consegue alcançar tudo na primeira tentativa, o tempo todo.

 

A boa notícia é que a Perseverança é uma habilidade que pode ser ensinada! 

 

Mas como ensinar?

A perseverança é a habilidade necessária para a criança não desistir diante de fracassos, aprender com os seus erros e saber reformular os passos necessários para alcançar o sucesso em qualquer coisa. 

Explique para a criança que perseverança significa manter os esforços para realizar um objetivo,  independente de qualquer desapontamento ou obstáculo ao longo do caminho.

Ensine que quando uma pessoa tem perseverança, ela continua tentando até conseguir, ela não desiste, e não se importa se a tarefa parece ser difícil.

 

Basicamente para ter perseverança a gente precisa ter muita vontade de conseguir o que quer, e não desistir facilmente! Tantas pessoas desistem dos seus sonhos no primeiro obstáculo...

Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, dizia: " Muitos dos fracassos da vida ocorrem com as pessoas que não reconheceram o quão próximas elas estavam do sucesso quando desistiram. "

A verdade é que a perseverança é um traço de personalidade que acabará definindo quem nossos filhos se tornarão. A perseverança é um dos indicadores mais importantes do futuro sucesso da criança.

Você sabia que não são as crianças mais inteligentes ou mais talentosas que têm as melhores histórias de sucesso quando ficam adultas? O sucesso ao longo da vida acompanha as crianças que nunca param de tentar, nunca desistem e conhecem a importância de aprender com cada erro.

De acordo com pesquisas realizadas por Angela Lee Duckworth , psicóloga especializada em autocontrole e perseverança, a perseverança é muitas vezes mais importante do que o QI nos indicadores de sucesso escolar das crianças.

Na maioria dos casos, a inteligência por si só não é suficiente para garantir o sucesso. A perseverança, a automotivação e a paixão por conseguir realizar as metas estabelecidas são os ingredientes que fazem as pessoas chegarem ao sucesso.

Muitos pais compartilham uma sensação de frustração quando a criança não se esforça o suficiente para realizar algo que eles sabem que ela é perfeitamente capaz de fazer.

 

Então, o que você pode fazer, como ensinar perseverança para uma criança? O que você pode fazer para encorajar a criança a perseverar, e a cultivar a automotivação ao longo dos anos?

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a estimular a perseverança e a garra nas criança:

  • Ajude seu filho ou filha a aprender a estabelecer metas e a desenvolver estratégias para cumpri-las, com um pequeno passo de cada vez.

  • Ajude a criança a encontrar um propósito em tudo o que ela faz.

  • Encoraje regularmente a criança a experimentar coisas novas, vivenciar coisas novas.

  • Ajude-a a descobrir e alimentar suas paixões e interesses.

  • Ajuste o grau de desafio. Se você acha que a criança precisa de um pequeno desafio para exercitar a perseverança, apresente um desafio relacionado às atividades em que já tem alguma habilidade. Se ela precisar de um desafio maior, retire-a de sua zona de conforto e apresente algo novo.

  • Conte para ela histórias de perseverança de pessoas bem sucedidas, e compartilhe histórias pessoais suas, sobre momentos em que você precisou de perseverança e determinação para realizar uma tarefa difícil. 

  • No desenvolvimento da perseverança, seja claro com a criança. Explique que a luta e o fracasso são parte do caminho do sucesso. Sabendo de antemão que para ter sucesso ela precisará lutar e lidar com fracassos, será muito mais fácil e natural para a criança suportar o erro.

  • Apoie a criança durante a luta e durante os momentos de fracasso. Forneça auxílio, ajude-a a avaliar por que as coisas não foram bem-sucedidas dessa vez e oriente-a em como replanejar e tentar novamente.

  • Encoraje. Não recompense ou parabenize a criança apenas pelas conquistas. Reconheça e valorize o esforço e a perseverança também.

Ao desenvolver e fortalecer a capacidade de perseverar na criança, você estará preparando seu filho ou filha para lidar com desafios, superar obstáculos e ter a força motivadora necessária para ter sucesso em tudo que queira fazer e alcançar na vida.

Cultive sempre na criança a perseverança, a determinação e a esperança!

white-arrows.png

COPYRIGHT © 2019 IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.