50 Virtudes Para Ensinar Para as Crianças


Todos nós, pais, queremos que nossos filhos cresçam felizes, e se tornem cidadãos justos, compassivos e éticos.


Para isso, só tem um jeito: precisamos nutrir o coração e a mente deles com valores e virtudes. E em uma década de erosão moral, esse é um grande desafio para toda família.


São 12 os valores universais: Amizade, Amor, Dignidade, Honra, Igualdade, Integridade, Justiça, Liberdade, Paz, Respeito, Responsabilidade e Verdade.


Se ensinar esses valores para as crianças é a meta, as virtudes são o caminho para se chegar lá. São as virtudes que sustentam os valores.

A virtude é um atributo moral, a qualidade positiva da pessoa que valoriza a excelência individual e o bem estar coletivo.


A virtude é a disposição da pessoa de praticar o bem. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.



Como Ensinar Valores e Virtudes


Existem formas simples que podemos usar para ensinar para as crianças as virtudes básicas para a construção do caráter.


Nesse link você poderá conhecer as 5 principais estratégias para ensinar as 50 virtudes abaixo.


Os Jogos Educativos do Jogos Para Família foram projetados para ajudar você a se divertir e se conectar com a criança enquanto a educa sobre amor e ética. Ensinar virtudes é educar o caráter!



50 Virtudes Para Ensinar Para as Crianças


1. Assertividade

Ser assertivo significa ser positivo e seguro na hora de se expressar e tomar decisões decisões. Basicamente é saber dizer não sem ser agressivo e dizer sim sem ser submisso.


Se você é assertivo, você pensa por si próprio e expressa suas ideias e opiniões com segurança. Você se conhece bem, sabe o que gosta e o que não gosta. Você espera ser respeitado.


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da assertividade são O Jogo da Assertividade e Maestros ]



2. Autenticidade


Uma pessoa autêntica é verdadeira e original. Se você tem a coragem de ser quem você é, de maneira natural, sem máscaras, você é autêntico, e sua autoestima é saudável. A sua maneira de viver e a sua essência como pessoa estão em harmonia.


Assim como as flores naturais e as jóias verdadeiras, a pessoa autêntica não precisa imitar nada nem ninguém.

3. Bondade


A bondade envolve o cuidado com o outro. É fazer algo com boa vontade para ajudar, para tornar melhor a vida de outra pessoa. É considerar a necessidade do outro. É mostrar amor e compaixão pelas pessoas.


A bondade é a inclinação para o bem. É a qualidade das pessoas que praticam boas ações.



4. Compaixão


A compaixão é compreender e querer ajudar alguém que está sofrendo, que está sentindo dor física ou emocional. É ter empatia em relação à tristeza do outro.


É sentir a vontade de ajudar um amigo a superar seus problemas, mesmo se tudo que você puder fazer for ouvir e dizer palavras amáveis. A compaixão também ajuda a perdoar os erros das pessoas.



5. Compreensão


Compreensão é usar o pensamento para entender com clareza e assimilar o significado das coisas. Compreender é o poder de observar, pensar, interpretar e assimilar.


Um coração compreensivo entende as emoções de outra pessoa, tem muita empatia e compaixão pelos outros.



6. Comprometimento


Comprometimento é quando você se envolve e se empenha seriamente com alguma coisa ou alguém. O comprometimento envolve uma promessa recíproca. É um compromisso que exige responsabilidade das partes que se comprometem.


Quando você se compromete, você deve manter suas promessas e acordos.



7. Confiança


Você é digno de confiança quando as pessoas sabem que podem podem contar com você, que você vai manter a sua palavra e cumprir seus compromissos. Você é responsável e sempre dá o melhor de si.


Você faz o que diz que vai fazer. Você não se esquece, e você não precisa ser lembrado. As pessoas podem relaxar sabendo que as coisas estão em suas mãos .



8. Consciência Multicultural


A consciência multicultural é a habilidade de reconhecer e respeitar as diferentes crenças, valores e costumes que alguém tem a partir de suas origens. Nosso país de origem e nossos costumes locais influenciam fortemente quem somos.


Se você tem consciência multicultural, você tem uma maior compreensão, apreciação e respeito pela história, valores, experiências e estilos de vida de grupos diferentes de você. E isso inclui pessoas de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual, afiliação religiosa, status socioeconômico ou deficiência física ou mental.


Com essa consciência, você está muito mais preparado para ser mais feliz, defender a paz e fazer muitos novos amigos!


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da consciência multicultural são Crianças do Mundo, Cortesia Pelo Mundo e O Jogo das Libras. ]



9. Consideração


Ter consideração é ter respeito pelos sentimentos e necessidades das outras pessoas. Quando você tem consideração, você avalia sobre como suas ações afetam os outros. Você presta atenção ao que os outros gostam e não gostam, e faz coisas que traz felicidade. É o apreço e estima que se expressa por uma pessoa ou por alguma coisa.


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da consideração são A Varinha Falante e Conheço Muito. ]



10. Contentamento


É o sentimento interior de paz e felicidade, a alegria que não precisa de razão. Você aprecia as menores coisas que cada dia traz. Sem o contentamento, quando a diversão para, a felicidade para.


O contentamento pode nos ajudar muito nos tempos difíceis.



11. Cooperação


Cooperar é trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo. Quando cooperamos, nos unimos com os outros para fazer alguma coisa. Todos seguem as mesmas regras. Em um grupo, todos se beneficiam da ajuda de todos.


Na cooperação todos se preocupam com todos, pensando no benefício coletivo. Juntos, podemos realizar grandes coisas.


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da cooperação são A Linha do Aniversário e Mandala Humana. ]



12. Coragem


Coragem não é não sentir medo. Coragem é enfrentar exatamente o que dá medo. Você encara o medo, mesmo quando é difícil ou assustador.


Quando você tem coragem, você não desiste. Você persiste. Você não tem medo de erros, você admite erros. A coragem é uma força no coração que ajuda a gente a não fraquejar diante dos riscos ou do perigo.

Nesse link você pode ler sobre 14 Maneiras de Ajudar as Crianças a Control.ar o Medo

BIBLIOTECA | Os 36 Melhores Livros Para Ajudar Seu Filho a Superar Medos



13. Cortesia


Ser cortês é ser educado e gentil, e ter boas maneiras. Quando você fala e age com cortesia, os outros têm o sentimento de que são valorizados e respeitados. Quando você é cortês, você observa e respeita os costumes dos outros. A cortesia ajuda a gente a viver uma vida mais plena, gratificante e sem problemas.


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da cortesia são Cortesia Pelo Mundo e Personagens Extraordinários. ]



14. Criatividade


A criatividade é o poder da imaginação. É a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Quando você é criativo você usa a imaginação para busca formas diferentes de viver e pensar. Ser criativo é ser original, inovador e inventivo.


Ser criativo é tentar ver as coisas de novas maneiras, encontrar formas diferentes de resolver problemas. A criatividade é o impulso para a evolução humana.


[ Em Jogos Para Família, os jogos para ensino da cortesia são A Caixa Mágica, Fui Eu, Casas de Pano, Sonhos de Papelão e Pedrinhas da Decisão. ]


15. Dedicação


Dedicação é a habilidade de se entregar totalmente a realização de um objetivo. A dedicação de hoje é o resultado de amanhã! A dedicação é fundamental para o sucesso em qualquer coisa.


Dedicar-se é dar amor e atenção às pessoas e às coisas que importam para você. Quando você se dedica, seus esforços são sempre recompensados.



16. Determinação


É quando você foca toda sua energia e esforços em uma tarefa até que ela esteja terminada. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que vai conseguir alcançá-las.


A pessoa determinada possui a vontade inabalável de atingir seus objetivos, e usa toda sua força de vontade para conseguir. É por meio da determinação que tornamos nossos sonhos realidade.



17. Diligência


Diligência significa fazer as coisas com atenção e cuidado, excelência e entusiasmo, carinho e alegria. A pessoa diligente demonstra essas características ao desenvolver ou produzir alguma coisa. A pessoa diligente trabalha com dedicação e faz sempre o seu melhor.


Diligência combina persistência criativa, esforço inteligente, execução de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, e com resultados dentro do mais alto nível de excelência. A diligência é um caminho certo para o sucesso.



18. Disciplina


Disciplina é a obediência às regras e normas estabelecidas. A disciplina representa a boa conduta, e o cumprimento de suas responsabilidades.


Você tem disciplina quando usa a razão para determinar a melhor forma de agir e de se comportar, e você faz as coisas de maneira ordenada e eficiente.


A disciplina, como virtude, é quando os seus valores estão alinhados com os seus objetivos. Você faz o que acredita ser o melhor, e faz isso com prazer.


19. Entusiasmo


Entusiasmo é um grande interesse por algo, é ter um intenso prazer e dedicação ao fazer o que te interessa. Quando você faz algo com entusiasmo, você faz de todo o coração, feliz, com paixão e alegria. O entusiasmo é o prazer maior de fazer alguma coisa.


Quando você está entusiasmado, você tem uma atitude positiva. A palavra entusiasmo se deriva do grego e significa "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus".


Quando você ama o que você faz, você trabalha com entusiasmo, prazer, dedicação e determinação.



20. Excelência


Excelência é um desejo de perfeição, é buscar em si o grau máximo de qualidade em tudo o que você faz ou pensa. Quando você pratica a excelência, você desenvolve e fortalece seus talentos. Você faz tudo com excelente qualidade.


Ter mentalidade de excelência significa decidir ser o melhor e fazer o que for necessário para honrar essa decisão.



21. Flexibilidade


Ser flexível é estar aberto à mudança. Você compreende e considera ideias e pensamentos diferentes dos seus.


A flexibilidade oferece maneiras criativas de fazer as coisas, você não se vê obrigado a apenas fazer as coisas dentro dos seus próprios padrões.


A flexibilidade ajuda você a se adaptar melhor a novas situações. Normalmente, as pessoas flexíveis são consideradas dóceis e diplomáticas.



22. Generosidade


A generosidade é a virtude de quem compartilha, por bondade, coisas materiais ou bons sentimentos. Você compartilha livremente, e não com o interesse de receber algo em troca. A generosidade é um ato desinteressado.


Você encontra maneiras de dar aos outros felicidade, alegria, atenção. A generosidade é uma das melhores maneiras para mostrar amor e amizade.


23. Gentileza


Ser gentil é ser amável e afetuoso. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa. Quando você é gentil, você fala calmamente, você pensa com tranquilidade.


As pessoas gentis são elegantes, simpáticas e carismáticas. Elas fazem as pessoas ao seu redor se sentirem bem. As pessoas gentis são encantadoras. Gentileza Gera Gentileza.



24. Gratidão


A gratidão é um sentimento de reconhecimento, um agradecimento por saber que uma pessoa fez algo por você. Ser grato é um estado de espírito, é saber dar valor por tudo de bom que a vida proporciona, por tudo que se tem.


É saber apreciar as pequenas coisas que acontecem em torno de você todos os dias. É pensar positivamente. A gratidão nos fortalece.


Nesse link você pode conhecer 17 Maneiras de Ensinar a Criança a Ter Gratidão


25. Honestidade


A pessoa honesta não mente, não rouba, não trapaceia. Você é honesto quando você repudia a malandragem e a vontade de querer levar vantagem em tudo. Você fala a verdade sempre, você não omite nem dissimula.


A honestidade envolve dignidade e honra. As pessoas honestas são confiáveis, elas respeitam os outros e prezam as boas amizades.

#VALORESEVIRTUDES





COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este material está protegido pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução desse conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.